Diferença entre água micelar e tônico facial
Para manter a pele saudável e limpa são necessários alguns cuidados a mais do que apenas uma limpeza de pele periódica. Investir em produtos que nos auxiliam nessa tarefa são imprescindíveis no dia a dia, como os tônicos faciais e as conhecidas águas micelares.
Contudo, você sabe a diferença entre água micelar e tônico facial? Se não, continue lendo o post para entender mais sobre eles e quais os benefícios de cada um.
Além disso, é importante lembrar que nosso organismo precisa de água para manter-se hidratado. Afinal, 70% do corpo humano é constituído de água. Portanto, as famosas águas de beleza, que são enriquecidas com minerais, ajudam a hidratar, limpar e trazer frescor à pele.
E saber a diferença entre elas é fundamental para acertar na hora de escolher e usar de forma correta. Então, confira a seguir as características e os benefícios da água micelar e do tônico facial. Ah, e aproveite para incluí-los em sua rotina de cuidados com a pele! ツ
As diferentes características da água micelar e do tônico facial
Água micelar
As águas micelares são comumente confundidas com os demaquilantes por possuírem a característica de limpar a pele e remover maquiagens. Contudo, elas também purificam, suavizam, demaquilam e restabelecem o pH da pele.
O que as diferem dos outros produtos de limpeza da pele são as micelas, pequenas moléculas que funcionam como ímãs. Assim, absorvem e removem as impurezas da pele, como poluição, oleosidade e células mortas, ou seja, evitando o surgimento da acne.
Por isso, você pode usar a água micelar como tônico facil após a limpeza habitual (água e sabonete). Ou então, como demaquilante antes de lavar a pele, para absorver e remover a sujeira da derme (sem precisar enxaguar).
Benefícios da água micelar:
Tônico facial
Os tônicos faciais possuem a função de desobstruir os poros, evitando o surgimento de acne e melhorando a absorção de produtos hidratantes. Além disso, ajudam na renovação celular, regulação do pH da pele, controle de oleosidade e com a cicatrização de espinhas.
Contudo, diferentemente da água micelar, o tônico facial pode conter substâncias adstringentes e álcool. Logo, é importante atentar-se para o tipo de tônico que está comprando.
Existem os tradicionais e os adstringentes (usados para a regulação na produção de oleosidade). Por isso, se tiver a pele seca evite usá-los.
Benefícios do tônico facial:
Mas afinal, qual a diferença entre água micelar e tônico facial?
Esses dois produtos são bem parecidos, cujas funções são quase as mesmas: limpar profundamente a pele, removendo as impurezas e tratando-a sem causar danos.
Portanto, o que as diferem é a composição de cada uma. Onde a água micelar é mais recomendada para quem possui a pele sensível. Já o tônico facial, por conter substâncias mais “agressivas”, é recomendado para peles oleosas e com tendências à acne.
Agora é só escolher o produto mais adequado ao seu tipo de pele, e cuidá-la da melhor forma possível. Buscando sempre, claro, o auxílio de um bom profissional!
Amei as dicas
Olá, Camila
Fico muito feliz em saber que gostou!!!
Eu tinha essa dúvida em qual usar ☺ agora sei que para mim o correto é a água micelar, obrigada pelo esclarecimento
Olá, Jackeline!
Fico feliz em saber que o post lhe ajudou!
O uso da água micelar é importante se você utiliza maquiagem diariamente, pois ajuda na limpeza da pele. Já o tônico facial você pode usar todos os dias, pois ele ajuda na tonicidade da pele e sua textura.