Como identificar o meu tipo de pele? – O guia rápido
Como identificar o meu tipo de pele? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Visto que, além de identificar o estado da nossa pele, é preciso encontrar os produtos certos para suas necessidades.
Uma rotina de cuidados com a pele inicia-se em saber quais suas características, bem como, o que cada área precisa para alcançar um equilíbrio. Seja sua pele mista, oleosa, seca, normal, sensível ou acneica, todas precisam de atenção especial!
Por isso, atente-se ao guia desse post e não erre mais no momento de comprar seus produtos cosméticos. Escolha a textura certa para se adaptar ao seu tipo de pele. Pois, nada mais chato do que comprar algo e ele não agir conforme o esperado, não é mesmo?! ツ
Como identificar o meu tipo de pele?
O que define mesmo o tipo de pele da pessoa é a genética. Contudo, há muitos fatores que podem influenciar no seu desequilíbrio, tais como: o uso de cosméticos; exposição ao sol; envelhecimento; e outros. E cuidá-la de maneira adequada contribuirá com a obtenção de melhores resultados.
Existem diversas formas de identificar seu tipo de pele, desde exames visuais e táteis, até mesmo avaliações instrumentais com um profissional de saúde.
Além disso, você também pode passar um lenço de papel no rosto ao acordar, verificando-o em um local de claridade. Logo, se a pele for normal, o lenço ficará limpo; se o lenço ficar sujo, a pele contém oleosidade; se o lenço ficar com descamações da pele, ela é seca.
Características de cada pele
Pele seca
A pele seca é originada devido a pouca produção de sebo, com falta de nutrientes e óleos. Deste modo, é comumente sentir a pele repuxada após o contato com a água.
Ela possui poros pequenos, falta de elasticidade e descamação, ou seja, é uma pele sensível e de difícil proteção contra as agressões externas.
Contudo, não se deve confundi-la com a pele desidratada, pois essa possui a falta de água como maior problema. Na pele seca, devido à estrutura da camada mais externa da pele (estrato córneo), é preciso cuidado nesse quesito, visto que, ela é mais propensa a sofrer desidratação.
Pele normal
A pele normal é caracterizada pelo equilíbrio ideal entre a gordura e os compostos aquosos na pele, ou seja, não é oleosa e nem seca.
Possui aspecto homogêneo, onde os poros são imperceptíveis a olho nu, sem imperfeições (manchas ou espinhas) e com brilho moderado. Além disso, a pele normal é firme e possui elasticidade, devido à hidratação mais equilibrada.
Contudo, é considerada uma pele quase impossível de se ter na idade adulta, onde, geralmente, tende a ser seca ou oleosa.
E assim como em qualquer outro tipo de pele, as normais também podem sofrer problemas, como manchas e sensibilidade. Por isso, para mantê-la “normal” é preciso ter uma rotina de cuidados (alimentação e uso de produtos tópicos).
Pele mista
A pele mista é oleosa na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seca ou normal no restante da face. Onde nessa área mais oleosa, apresenta os poros mais dilatados, favorecendo o aparecimento da acne.
Pele oleosa
A pele oleosa acaba surgindo devido ao excesso da produção sebo, deixando-a mais brilhosa e espessa.
Esse tipo de pele favorece na proteção do envelhecimento precoce e contra a perda de água. Porém, dentre os malefícios estão: a dilatação dos poros; e o aparecimento de acne.
Geralmente, o que afeta o aumento da oleosidade na pele são: genética; alimentação; hormônios; estresse; uso inadequado de alguns cosméticos; e limpeza incorreta da pele.
Agora que você já sabe as características de cada pele, já pode identificar a sua!!! Mas, lembre-se sempre de buscar um profissional capacitado para lhe ajudar com os cuidados corretos para suas necessidades. Visite seu dermatologista regularmente!
Muito boa a explicação !!
Minha pele é seca e sofro muito principalmente no inverno…
Tenho que abusar de hidratantes e óleos para banho!!
Obrigada por compartilhar
Olá, Adriela!
Fico feliz em saber que gostou do post! <3