Como identificar o meu tipo de pele? – O guia rápido

Publicidade
Como identificar o meu tipo de pele? – O guia rápido

Como identificar o meu tipo de pele? Essa é uma dúvida que muitas pessoas têm. Visto que, além de identificar o estado da nossa pele, é preciso encontrar os produtos certos para suas necessidades.

Uma rotina de cuidados com a pele inicia-se em saber quais suas características, bem como, o que cada área precisa para alcançar um equilíbrio. Seja sua pele mista, oleosa, seca, normal, sensível ou acneica, todas precisam de atenção especial!

Por isso, atente-se ao guia desse post e não erre mais no momento de comprar seus produtos cosméticos. Escolha a textura certa para se adaptar ao seu tipo de pele. Pois, nada mais chato do que comprar algo e ele não agir conforme o esperado, não é mesmo?! ツ

Como identificar o meu tipo de pele?

O que define mesmo o tipo de pele da pessoa é a genética. Contudo, há muitos fatores que podem influenciar no seu desequilíbrio, tais como: o uso de cosméticos; exposição ao sol; envelhecimento; e outros. E cuidá-la de maneira adequada contribuirá com a obtenção de melhores resultados.

Existem diversas formas de identificar seu tipo de pele, desde exames visuais e táteis, até mesmo avaliações instrumentais com um profissional de saúde.

Além disso, você também pode passar um lenço de papel no rosto ao acordar, verificando-o em um local de claridade. Logo, se a pele for normal, o lenço ficará limpo; se o lenço ficar sujo, a pele contém oleosidade; se o lenço ficar com descamações da pele, ela é seca.

Características de cada pele

Como identificar o meu tipo de pele? – O guia rápido

Pele seca

A pele seca é originada devido a pouca produção de sebo, com falta de nutrientes e óleos. Deste modo, é comumente sentir a pele repuxada após o contato com a água.

Ela possui poros pequenos, falta de elasticidade e descamação, ou seja, é uma pele sensível e de difícil proteção contra as agressões externas.

Contudo, não se deve confundi-la com a pele desidratada, pois essa possui a falta de água como maior problema. Na pele seca, devido à estrutura da camada mais externa da pele (estrato córneo), é preciso cuidado nesse quesito, visto que, ela é mais propensa a sofrer desidratação.

Pele normal

A pele normal é caracterizada pelo equilíbrio ideal entre a gordura e os compostos aquosos na pele, ou seja, não é oleosa e nem seca.

Possui aspecto homogêneo, onde os poros são imperceptíveis a olho nu, sem imperfeições (manchas ou espinhas) e com brilho moderado. Além disso, a pele normal é firme e possui elasticidade, devido à hidratação mais equilibrada.

Contudo, é considerada uma pele quase impossível de se ter na idade adulta, onde, geralmente, tende a ser seca ou oleosa.

E assim como em qualquer outro tipo de pele, as normais também podem sofrer problemas, como manchas e sensibilidade. Por isso, para mantê-la “normal” é preciso ter uma rotina de cuidados (alimentação e uso de produtos tópicos).

Pele mista

A pele mista é oleosa na “zona T” (testa, nariz e queixo) e seca ou normal no restante da face. Onde nessa área mais oleosa, apresenta os poros mais dilatados, favorecendo o aparecimento da acne.

Pele oleosa

A pele oleosa acaba surgindo devido ao excesso da produção sebo, deixando-a mais brilhosa e espessa.

Esse tipo de pele favorece na proteção do envelhecimento precoce e contra a perda de água. Porém, dentre os malefícios estão: a dilatação dos poros; e o aparecimento de acne.

Geralmente, o que afeta o aumento da oleosidade na pele são: genética; alimentação; hormônios; estresse; uso inadequado de alguns cosméticos; e limpeza incorreta da pele.

Agora que você já sabe as características de cada pele, já pode identificar a sua!!! Mas, lembre-se sempre de buscar um profissional capacitado para lhe ajudar com os cuidados corretos para suas necessidades. Visite seu dermatologista regularmente!

Apenas Detalhes
Gostou do conteúdo?
Conta pra gente nos comentários, vamos amar ler a sua mensagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários

  1. Muito boa a explicação !!
    Minha pele é seca e sofro muito principalmente no inverno…
    Tenho que abusar de hidratantes e óleos para banho!!
    Obrigada por compartilhar