Como fazer uma limpeza de pele correta em casa
Uma limpeza de pele correta proporciona a eliminação de impurezas (poluições do ar, resíduos de maquiagem, oleosidade) que nossa pele adquire diariamente, mantendo-a sempre saudável e vistosa.
Portanto, para evitar e diminuir problemas dermatológicos, como espinhas, cravos, manchas, inflamações ou infecções, é essencial que você inclua em sua rotina de cuidados com a pele alguns procedimentos a mais de higienização, pelo menos em alguns dias do mês.
As limpezas de pele profundas, feitas em clínicas de estética, são aconselháveis a cada 2 meses em peles normais e secas. Já em peles mistas e oleosas é preciso apenas 1 vez por mês.
Contudo, os passos que você verá abaixo podem ser incluídos na sua rotina de limpeza de pele 1 vez por semana (se tiver a pele bastante oleosa e com tendência à acne), ou conforme suas necessidades. Confira!
Limpeza de pele correta: 7 passos para manter a pele saudável
Além de uma alimentação balanceada e da ingestão certa da quantidade de água diariamente, a limpeza de pele correta também é um dos fatores que deixarão sua pele hidrata e nutrida.
Logo, prevenindo o envelhecimento precoce, diminuindo a oleosidade, evitando infecções e inflamações, estimulando a renovação celular, melhorando a tonificação da pele e acelerando a cicatrização.
Viu como há diversos benefícios em incluir uma limpeza correta em seus cuidados com a pele?
Mas, não pense que apenas lavar o rosto com um sabonete adstringente já é o suficiente para eliminar todas as impurezas que a pele acumula. É preciso seguir algumas etapas para removê-las corretamente.
Por isso, veja o passo-a-passo que você deve seguir e incluir em sua rotina:
1. Higienizar
Lave o rosto sempre com água fria/morna e sabonete, fazendo movimento circulares e removendo todas as impurezas da pele.
Contudo, para peles oleosas use sabonete adstringente, pois ele intensifica a limpeza da pele, removendo a oleosidade. Já para peles secas ou normais use sabonete neutro, pois ele age de forma menos intensa.
Nessa etapa, após lavar o rosto, você pode passar uma loção demaquilante para retirar os restos de maquiagem, cosméticos e oleosidade.
Prefira também os produtos à base de aloe vera, camomila e chá verde. Pois eles são ótimos para desintoxicar a pele e não causar irritações.
2. Vaporizar
A vaporização tem o objetivo de amolecer a pele, dessa forma, dilatando os poros e facilitando a remoção de impurezas e cravos.
Portanto, para realizá-la você deve colocar água quente em uma bacia (até a metade) e aproximar o rosto por cerca de 5 minutos, mantendo-o apenas em contato com o vapor.
Se preferir pode usar uma toalha sobre a cabeça para manter o vapor por mais tempo.
3. Esfoliar
A esfoliação remove a camada mais superficial da pele (camada córnea), retirando as células mortas e os cravos, além de diminuir as manchas.
Para esfoliar a pele você pode usar produtos específicos para esse procedimento. Logo, passando-o sobre a pele (com o auxílio de um algodão, se preferir) e realizando movimentos circulares suavemente.
Nas áreas onde acumulam mais sujeiras (zona ”T” – testa, nariz e queixo) você pode massagear um pouco mais.
Você também pode usar produtos naturais para a esfoliação da pele, como argila e soro fisiológico, gel de babosa, açúcar mascavo e mel etc.
Após a aplicação, lave o rosto com água fria, para fechar os poros, e seque-o apenas encostando a toalha sobre o mesmo.
4. Desinfectar a pele
As loções antibacterianas e antissépticas são essenciais para manter uma pele saudável e evitar infecções, principalmente para quem possui a pele acneica. Por isso, após a realização dos procedimentos anteriores aplique uma fina camada de loção com efeito bactericida.
5. Máscara calmante
Aplique uma máscara com efeito calmante, conforme indicada para sua pele, e deixe-a agir por cerca de 10 a 20 minutos sobre o rosto. Pois, essa máscara irá auxiliar na diminuição da vermelhidão da pele causada pela esfoliação. Além disso, irá de revitalizar e melhorar seu aspecto natural.
Você também pode usar outros tipos de máscaras, conforme o tratamento que deseja. Elas podem possuir ação detox, para aumentar a luminosidade do rosto, diminuir linhas de expressão, acabar com as manchas, controlar a oleosidade etc.
Para retirar a máscara utilize água morna com o auxílio de uma toalha umedecida.
6. Hidratar (para o dia e para a noite)
Após todo esse processo de limpeza, sua pele ficará mais sensível e seca. Portanto, é necessário que recupere sua hidratação natural.
Por isso, borrife um pouco de água termal (que é mais mineralizada do que a água comum), na qual é indicada para acalmar a pele sensibilizada, refrescar e hidratar.
Nessa etapa você também pode aplicar um creme hidratante de sua preferência e massagear suavemente sua pele.
7. Proteger (para o dia)
Para manter sua pele sempre protegida dos danos que os raios ultravioletas podem causar. Portanto, durante o dia use sempre protetor solar com fator de proteção igual ou superior a 30FPS.
Dessa forma, você evitará manchas escuras, insolação, queimaduras e o temido câncer de pele.
ótimas dicas em um conteúdo bem estruturado. Estou iniciando na área de beleza ( maquiagem para iniciante ) e estou treinando muito para está também criando conteúdos top iguais aos seus! Parabéns!!!
Olá, Lirian
Muito obrigadaaaa… Fico extremamente feliz em receber seu comentário!!!
Continue nessa jornada, tenho certeza que você terá muito sucesso! ♡
Ameeei!!! Gostaria de saber, por gentileza, qual app você usa para fazer esses posts ? Também sou da área e gostaria de criar um. Bjoss
Amei seu blog rsrs já estou seguindo 🙂
Olá, Carla!
Fico muito feliz em saber que gostou do blog! Espero sempre receber sua visita por aqui! ♡